Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores estão convidados a fazer uma submissão a esta revista. Todas as submissões serão avaliadas por um editor para determinar se atendem aos objetivos e escopo desta revista. Aqueles considerados adequados serão enviados para avaliação por pares antes de determinar se serão aceitos ou rejeitados.

Antes de fazer uma submissão, os autores são responsáveis por obter permissão para publicar qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores. Onde apropriado, a pesquisa deve ser aprovada por um comitê de ética apropriado conforme os requisitos legais do país do estudo.

Os autores devem ser inseridos durante o processo de submissão, incluindo nomes, afiliações e outras informações de autoria. Após a conclusão da submissão, não serão aceitos novos autores durante o processo editorial, salvo em casos excepcionais com justificativa aprovada pelo editor. Dessa forma, recomenda-se atenção e cuidado na inclusão de todos os dados de autoria durante a submissão inicial.

Um editor pode rejeitar uma submissão se ela não atender aos padrões mínimos de qualidade. Antes de submeter, certifique-se de que o desenho do estudo e o argumento da pesquisa estejam estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar o artigo.

Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.

  • Serão publicados textos resultados de trabalhos originais e inéditos, e que não estejam sendo avaliados para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em Comentários ao editor.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Os arquivos para submissão devem estar em formato Microsoft Word (.docx) ou Portable Document Format (.pdf), tamanho A4, e preferencialmente não ultrapassem 15 MB.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando possível e seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT.
  • O texto deve estar com espaçamento entre linhas de 1,5 cm; fonte tamanho 12 pontos; para destaques, empregar o itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • As figuras, gráficos, quadros e tabelas devem estar inseridos no corpo do texto, não ao final do documento.
  • Caso existam imagens com direitos autorais reservados, a submissão deve ser acompanhada de uma carta de autorização de uso.
  • Todas as tabelas e figuras foram numeradas e rotuladas.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
  • Para garantir a anonimidade da avaliação, o nome dos autores, instituição ou qualquer identificação sobre a origem do manuscrito devem estar omitidas, inclusive nos metadados.
  • Se houver financiamento, as fontes de recurso devem estar declaradas corretamente.
  • Os autores confirmam não terem se apropriado indevidamente de obra alheia, assumindo, portanto, a inexistência de plágio em seu manuscrito.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todos os autores confirmam não haver conflito de interesses com relação à pesquisa apresentada.
  • O modelo para submissão pode ser baixado aqui Template-PT_BR.docx

Artigos Originais

Os Artigos Originais devem apresentar pesquisas inéditas, com conteúdo científico original e relevância significativa para as áreas de educação, engenharia e computação. O texto deve ser sustentado por referências atualizadas e pertinentes ao tema. Manuscritos nessa categoria devem ter no mínimo 15 e no máximo 20 laudas, incluindo as referências. O conteúdo deve refletir rigor metodológico e teórico, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.

Relatos de Experiência

Os Relatos de Experiência devem documentar, de forma detalhada e sistemática, experiências práticas relacionadas às temáticas de educação, tecnologia e inovação. A narrativa deve ser cronológica, organizada e clara, evitando dados retóricos ou supérfluos, permitindo que o leitor compreenda sua aplicação prática. Os resultados devem estar embasados em um referencial teórico robusto e atual, justificando a relevância da experiência relatada e apresentando recomendações práticas ou teóricas. Manuscritos dessa categoria devem conter no mínimo 10 e no máximo 20 laudas, incluindo as referências.

Revisão da Literatura

As Revisões da Literatura devem oferecer uma análise abrangente e atualizada sobre o estado da arte de temas específicos de interesse nas áreas de educação, engenharia ou computação. Essa categoria destina-se a pesquisadores convidados pela equipe editorial, com notório saber no tema abordado. O texto deve ser consistente, apresentar uma análise crítica das referências e indicar lacunas para futuras pesquisas. A seleção para publicação dependerá da relevância do tema e da qualidade da revisão apresentada

Resenhas

As Resenhas são análises críticas de livros, softwares, produtos educacionais ou outros materiais relacionados às áreas de atuação da revista. As resenhas devem apresentar argumentos, críticas e conclusões originais. Recomenda-se que contenham entre 700 e 800 palavras (cerca de 3 a 4 laudas), com extensão maior (até 1.500 palavras, cerca de 6 laudas) para materiais de importância excepcional. O objetivo é destacar a relevância do material resenhado, proporcionando ao leitor uma visão crítica e informada.

Política de Privacidade

A Revista InovaEducaTech valoriza e respeita a privacidade de seus leitores, autores e colaboradores, comprometendo-se com a proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira (Lei nº 13.709/2018). Este compromisso visa assegurar a transparência no uso e armazenamento das informações fornecidas durante a interação com nosso site e sistema de publicação.

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Os nomes, endereços de e-mail e demais dados informados por usuários no processo de cadastro serão utilizados exclusivamente para os serviços e processos relacionados a esta publicação científica, como envio de notificações, comunicação sobre submissões e atualizações da revista. Esses dados não serão compartilhados, vendidos ou utilizados para outras finalidades, nem disponibilizados a terceiros.

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