Entre as inteligências humana e artificial

Um estudo sobre co-inteligência e curadoria informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/8zdh3h10

Palavras-chave:

Co-inteligência, Curadoria informacional, Inteligência artificial generativa

Resumo

Esta pesquisa investiga como estudantes de cursos de Tecnologia da Informação de uma instituição de ensino superior localizada em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, percebem e utilizam práticas de co-inteligência e de curadoria informacional no cotidiano acadêmico. A abordagem adotada combina métodos quantitativos e qualitativos, com a aplicação de um questionário on-line a 145 estudantes. O referencial teórico discute diferentes níveis de inteligência artificial e os fundamentos da pedagogia crítica, situando a curadoria como mediação essencial para transformar informações geradas por algoritmos em conhecimento ético, contextualizado e significativo. Os resultados evidenciam o uso frequente de ferramentas de inteligência artificial para síntese de textos, organização de ideias e verificação inicial de fontes, além de revelarem a presença de práticas de coautoria e curadoria informacional, ainda que muitas vezes realizadas de forma intuitiva. Também se identificou uma lacuna conceitual em relação à co-inteligência e uma compreensão limitada sobre vieses e limites dessas tecnologias. Conclui-se que a consolidação da co-inteligência como paradigma educativo requer o fortalecimento da formação digital crítica, o desenvolvimento de atividades centradas em processos reflexivos e a formulação de políticas institucionais para o uso ético e responsável dessas ferramentas, em favor de uma educação mais crítica, criativa e inovadora.

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Biografia do Autor

  • Me. Arthur Marques de Oliveira, UFRGS

    Professor dos cursos de Tecnologia do Centro Universitário CESUCA. Doutorando em Informática na Educação (PPGIE) e Estudos da Linguagem (PPGLET) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Estudos da Linguagem pelo PPGLET/UFRGS com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Graduado em Gestão de Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Uniftec em 2020. Seus interesses de pesquisa abrangem diversas áreas, incluindo Linguística da Enunciação (Benvenistiana), Sociolinguística, Linguística Queer, Inteligência Artificial (IA) Tecnologias Educacionais e Ensino a Distância. Se dedica a pesquisas transdisciplinares que exploram a construção de identidades, gêneros, sujeitos, falantes e sexualidades.

  • Jordana Kunsler Zatti, Centro Universitário CESUCA

    graduanda em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Cesuca (CESUCA), com formação complementar em Técnico em Informática para Internet (IFSul, 2020). Atua como Analista de Desenvolvimento de Sistemas Jr. na Central do Franqueado, onde aplica habilidades em desenvolvimento full-stack. Possui experiência em metodologias ágeis (Scrum, Kanban), controle de versão (Git) e desenvolvimento orientado a testes.Destaca-se pela participação em projetos que envolvem desenvolvimento web (front-end e back-end), análise de negócios e documentação técnica, aliando conhecimentos acadêmicos e práticos. Recebeu o prêmio Destaque na Apresentação Oral na XVIII Mostra de Iniciação Científica do CESUCA (2024), evidenciando habilidades em comunicação técnica e científica.Em competências interpessoais, demonstra aptidão em trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, validadas por recomendações no LinkedIn. Seus idiomas incluem português nativo, espanhol (leitura fluente e compreensão avançada) e inglês (nível intermediário)

  • Greici Espindola Ferreira, Centro Universitário CESUCA

    Graduanda em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Cesuca (CESUCA). Atua como Analista de Desenvolvimento de Sistemas, aplicando habilidades em desenvolvimento full-stack e contribuindo para soluções tecnológicas inovadoras. Possui experiência consolidada em metodologias ágeis (Scrum, Kanban), controle de versão (Git) e desenvolvimento orientado a testes (TDD). Destaca-se pela participação em projetos que envolvem desenvolvimento web (front-end e back-end), análise de negócios e documentação técnica, integrando conhecimentos acadêmicos e práticos de forma estratégica. Em 2023, foi agraciada com o Prêmio Destaque na Apresentação Oral na XVIII Mostra de Iniciação Científica do CESUCA, reconhecimento que evidencia suas competências em comunicação técnica e científica.

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Publicado

18.11.2025

Como Citar

MARQUES DE OLIVEIRA, Arthur; KUNSLER ZATTI, Jordana; ESPINDOLA FERREIRA, Greici. Entre as inteligências humana e artificial: Um estudo sobre co-inteligência e curadoria informacional. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.63103/8zdh3h10. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/41. Acesso em: 23 nov. 2025.