A Educação Museal na Era Digital:
Aplicação da gamificação no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.63103/8c85nq86Palavras-chave:
Museu, Geociências. , Gamificação.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo propor uma ferramenta didática que desperte o interesse e a participação do público visitante no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte, discutindo como a gamificação pode contribuir na assimilação dos conteúdos apresentados de uma forma mais lúdica e significativa. O trabalho se justifica enquanto os métodos tradicionais de ensino não refletem mais as expectativas de um mundo cada vez mais conectado aos meios digitais, portanto, necessita de uma educação que desperte a atenção do público e, ao mesmo tempo, aumente a sua participação ativa. Para tanto, além de usarmos uma pesquisa bibliográfica, adotamos como procedimento metodológico um estudo de caso, onde ao final das visitas os participantes apontam seus aparelhos celulares para o QR Code impresso e respondem perguntas de múltiplas escolhas. Com os resultados da pesquisa poderemos compreender como a associação entre jogos digitais e geociências podem contribuir para despertar o interesse e a participação do público visitante.
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