A Educação Museal na Era Digital:

Aplicação da gamificação no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte

Autores

  • Fábio Gomes dos Santos UFRN Autor
  • Anna Paula Lima Costa IFRN Autor

DOI:

https://doi.org/10.63103/8c85nq86

Palavras-chave:

Museu, Geociências. , Gamificação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo propor uma ferramenta didática que desperte o interesse e a participação do público visitante no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte, discutindo como a gamificação pode contribuir na assimilação dos conteúdos apresentados de uma forma mais lúdica e significativa. O trabalho se justifica enquanto os métodos tradicionais de ensino não refletem mais as expectativas de um mundo cada vez mais conectado aos meios digitais, portanto, necessita de uma educação que desperte a atenção do público e, ao mesmo tempo, aumente a sua participação ativa. Para tanto, além de usarmos uma pesquisa bibliográfica, adotamos como procedimento metodológico um estudo de caso, onde ao final das visitas os participantes apontam seus aparelhos celulares para o QR Code impresso e respondem perguntas de múltiplas escolhas. Com os resultados da pesquisa poderemos compreender como a associação entre jogos digitais e geociências podem contribuir para despertar o interesse e a participação do público visitante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Paula Lima Costa, IFRN

    Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), especialização em licenciamento ambiental em petróleo e gás on shore pelo PROMIMP (2013). Pós-Doc na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2019-2020). Atualmente é professora da Diretoria de Recursos Naturais (DIAREN) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), é Coordenadora da Especialização em Ensino de Geociências; atua como voluntária no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte é integrante do Comitê Científico do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geologia, principalmente, em Geodiversidade, Geoeducação e conservação do patrimônio geológico, Gestão Ambiental, e Pesquisa e Prospecção Mineral.

Referências

AIDAR, Gabriela. Museus e inclusão social. In: Patrimônio e Educação. Ciências &

Letras. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, n. 31, 2002.

BRAGA, Jezulino Lúcio Mendes. Desafios e perspectivas para educação museal.

Museologia & Interdisciplinaridade, vol. 6, nº12, jul./ dez. de 2017.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de Geografia, práticas e textualizações no cotidiano. Editora Mediação. Porto Alegre, RS. 2000.

MORA, Maria del Carmen Sánchez. Diversos enfoques sobre as visitas guiadas nos

museus de ciência. Revista Diálogos e Ciência: mediação em museus e centros de ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Fiocruz, 2007.

MURR, Caroline Elisa. FERRARI, Gabriel. Entendendo e aplicando a gamificação: o que é, para que serve, potencialidades e desafios. Florianópolis, UFSC. UAB, 2020.

SANTOS, Milton Almeida. Por uma Geografia Nova: da Crítica da Geografia a uma

Geografia Crítica. 6ª edição. São Paulo/SP: EDUSP, 2004.

SIGNORETTI, Vlander Verdade. CARNEIRO, Celso Dal Ré. As Geociências e as

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na interface Ensinar-Aprender.

TERRÆ DIDATICA 10-3:466-473, 2014.

Downloads

Publicado

28.04.2025

Como Citar

GOMES DOS SANTOS, Fábio; LIMA COSTA, Anna Paula. A Educação Museal na Era Digital:: Aplicação da gamificação no Museu de Minérios do Rio Grande do Norte. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 13 , 2025. DOI: 10.63103/8c85nq86. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/23. Acesso em: 19 jun. 2025.