Marketing Sensorial e Tecnologia Digital

Inovações na Experiência de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/gs7xz208

Palavras-chave:

Marketing sensorial; Tecnologias digitais; Experiência de aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a aplicação do marketing sensorial no campo educacional, com foco em ambientes digitais de aprendizagem. A pesquisa analisa como estímulos visuais, sonoros e interativos influenciam o engajamento dos estudantes e potencializam a experiência de aprendizagem em plataformas digitais. Além disso, investiga o papel da tecnologia digital como mediadora desses estímulos e discute as oportunidades e limitações dessa abordagem. Os resultados apontam que a integração de elementos sensoriais em ambientes educacionais digitais pode favorecer a motivação, a retenção de conteúdos e a personalização da aprendizagem, desde que observadas as questões éticas e a inclusão de diferentes perfis de estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Greyciele Cardoso Sobreira, Universidade Federal de Viçosa

    NA

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

ISHAQ, K.; ALVI, A. Personalization, cognition, and gamification-based programming language learning: A systematic review. arXiv preprint, arXiv:2309.12362, 2023.

KHALEEL, F. L.; ASHAARI, N. S.; WOOK, T. S. M.; ISMAIL, A. The impact of gamification on students’ learning engagement. International Journal of Electrical and Computer Engineering (IJECE), v. 9, n. 1, p. 454–460, 2019.

LAI, C.-H.; LIU, M.-C.; LIU, C.-J.; HUANG, Y.-M. Using positive visual stimuli to lighten the online learning experience. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 16, n. 2, p. 1–15, 2015.

LEHANE, P.; SCULLY, D.; O’LEARY, M. Why multimedia might matter: The impact of animations and images on item performance, response time and information processing. British Journal of Educational Technology, v. 54, n. 2, p. 385–401, 2023.

NEVES RITO, P. The use of gamification techniques in higher education: A literature review on support technologies. In: INTED2024 Proceedings. Valencia: IATED, 2024.

SCHMITT, B. Experiential Marketing. New York: Free Press, 1999.

UNESCO. Guidelines on inclusive digital education. Paris: UNESCO, 2023.

VIEIRA PINTO, A. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v. 2.

Publicado

18.11.2025

Como Citar

CARDOSO SOBREIRA, Greyciele. Marketing Sensorial e Tecnologia Digital: Inovações na Experiência de Aprendizagem. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.63103/gs7xz208. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/42. Acesso em: 23 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

11-17 de 17

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.