Avaliação e gerenciamento de riscos escolares: um modelo integrado para comunidades escolares vulneráveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/wthfcr69

Palavras-chave:

Gerenciamento de risco da escola , Comunidades rurais, Resiliência educacional, Avaliação participativa, Vulnerabilidade estrutural

Resumo

O presente artigo propõe uma metodologia abrangente para a avaliação e o gerenciamento de riscos em instituições educacionais rurais e vulneráveis, com foco na superação das limitações dos modelos padronizados. Por intermédio de uma fórmula inovadora que pondera três dimensões-chave — perigos (naturais ou sociais), vulnerabilidade (estrutural, socioeconômica) e fatores contextuais (geográficos, culturais) —, o modelo permite a identificação de riscos de forma precisa e adaptada às realidades locais. A metodologia, aplicada na Instituição Educacional Rural Hugues Manuel Lacouture (Colômbia), integra uma abordagem participativa, na qual professores, alunos e famílias elaboram estratégias de mitigação e resposta, abrangendo desde protocolos de emergência até programas de resiliência comunitária. Os resultados da pesquisa indicam que a avaliação contextualizada promove não apenas a segurança física, mas também fortalece a coesão social e a continuidade educacional em ambientes desfavoráveis. O artigo conclui que essa abordagem, ao vincular dados técnicos com conhecimento local, surge como uma ferramenta fundamental para garantir ambientes escolares seguros e dignos, contribuindo para políticas públicas mais justas e eficazes em contextos altamente vulneráveis.

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Publicado

28.04.2025

Como Citar

FLÓREZ, Gustavo; DIAZ SALINA, Roberto Carlos. Avaliação e gerenciamento de riscos escolares: um modelo integrado para comunidades escolares vulneráveis. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 18, 2025. DOI: 10.63103/wthfcr69. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/30. Acesso em: 9 maio. 2025.

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