A Intencionalidade Pedagógica e a Proibição do Uso do Celular nas Escolas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.63103/530na465Palavras-chave:
Intencionalidade pedagógica; , Proibição de celulares; , Tecnologias educacionais; , Lei nº 15.100/2025; , Escolas brasileiras.Resumo
Este artigo analisa a relação entre a intencionalidade pedagógica e a recente proibição do uso de celulares nas escolas brasileiras, estabelecida pela Lei nº 15.100/2025. Discute-se a importância do planejamento docente no uso de tecnologias educacionais e os desafios enfrentados na implementação da referida lei. A pesquisa baseia-se em revisão bibliográfica e análise de experiências internacionais, visando compreender as implicações pedagógicas e práticas da restrição do uso de dispositivos móveis no ambiente escolar.
Downloads
Referências
ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular). Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010.
BRASIL. Lei nº 15.100, de 2025. Proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2025.
BRONFENBRENNER, U. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artmed, 1996.
CARR, N. The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains. New York: W.W. Norton, 2011.
CGI.br – COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids Online Brasil 2024: pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: Cetic.br/NIC.br, 2024.
FORBES BRASIL. Lei que restringe o uso de celulares nas escolas é aprovada: o que muda?
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
INSTITUTO ALANA/DATAFOLHA. Relatório sobre o Uso de Telas por Crianças e Adolescentes. São Paulo: Instituto Alana, 2025.
INTERNETLAB. A dimensão coletiva do sharenting e a responsabilidade compartilhada pela sua prática.
LUMIUN. Boas práticas do uso de celular nas escolas.
NEJM, R. A mediação digital no contexto educacional. In: INSTITUTO ALANA. Tecnologia e Educação: desafios e oportunidades. São Paulo, 2025.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Paris: OCDE, 2022.
ORRICO, C. A.; MONTEIRO, D. C. Uso do celular em sala de aula com finalidade pedagógica: construção de saberes de uma nova perspectiva. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 284-294, jul./dez., 2018.
SANTOS, M. A. dos. O uso pedagógico do celular na sala de aula: o caso de uma escola da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina (MG). Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd, 2018.
SINEPE/RS. Políticas para regular uso do celular em sala de aula.
TI INSIDE. A educação e proteção digital de crianças e adolescentes como uma responsabilidade compartilhada e urgente.
VALENTE, J. A. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Autor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição 4.0 Internacional
Ao exercer os Direitos Licenciados CC BY 4.0, você aceita e concorda estar sujeito aos termos e condições desta Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (“Licença Pública”). Enquanto esta Licença Pública possa ser interpretada como um contrato, você recebe os Direitos Licenciados, em contrapartida, pela aceitação destes termos e condições, e o Licenciante concede-Lhe tais direitos, em contrapartida, pelos benefícios que o Licenciante recebe por disponibilizar o Material Licenciado sob estes termos e condições.
Texto completo no link a seguir:
Texto Legal - Atribuição 4.0 Internacional - Creative Commons