Matemática e inclusão
O potencial da Gameficação na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.63103/k6g8b944Palavras-chave:
Educação especial infantil;, Gamificação;, Desenvolvimento matemático.Resumo
A Educação Infantil é uma das principais etapas que favorecem o processo de maturação, construção e desconstrução do pensamento infantil. Nesse processo, o professor é a peça-chave para oportunizar a aprendizagem, que está intimamente ligada ao uso das ferramentas, recursos e métodos que conduzirão à busca do conhecimento. Repensar na metodologia docente, bem como na forma que as instituições de ensino direcionam as formações de professores, permite uma ampla visão para o processo pedagógico. Quando a pauta é proporcionar a inclusão, redobra-se ainda mais os esforços. A fim de propor a gamificação como recurso metodológico no desenvolvimento matemático para estudantes público-alvo da Educação Especial, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com procedimento bibliográfico. Por meio da revisão da literatura, foram analisadas publicações acadêmicas recentes e também autores clássicos que abordam os benefícios e desafios da gamificação no contexto da inclusão escolar e da Educação Infantil. Foi possível concluir que a gamificação contribui para o engajamento e a motivação dos estudantes, especialmente daqueles que integram o público-alvo da Educação Especial, promovendo uma aprendizagem significativa por meio de aspectos lúdicos. Além disso, essa estratégia favorece a socialização, estimula a autonomia e fortalece o ensino colaborativo.
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