Uma Abordagem Baseada em Pensamento Computacional:

Um Projeto Interdisciplinar de Desenvolvimento de um Passeio Virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/9tvtwt81

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Passeio Virtual., Educação no Século 21

Resumo

Com o avanço da realidade virtual, os ambientes imersivos em contextos educacionais estão contribuindo para novas reflexões na representação digital e construção do conhecimento. Baseado nisso, o presente artigo descreve o desenvolvimento de um Passeio Virtual da Escola Técnica Estadual Miguel Batista, abordando e explorando a experiência imersiva através de imagens 360º, áudios, vídeos e textos. Tem como propósito a interação entre os cursos de Desenvolvimento de Sistemas para Web, Design de Interiores e Comunicação Visual, evidenciando-se a busca pela utilização dos conceitos do Pensamento Computacional e os tipos de aprendizagem da Educação no Século 21 para a construção de um Passeio Virtual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bainbridge, W.S. (2009). Online worlds: convergence of the real and the virtual. Springer Science & Business Media.

Council, N. R. (2010). Report of a Workshop on the Scope and Nature of Computational Thinking. The National Academies Press, Washington, DC.

França R. S. and Tedesco, P. (2015). Explorando o pensamento computacional no ensino médio: do design à avaliação de jogos digitais. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI).

Kirner, C. and Tori, R. (2004). Introdução à realidade virtual, realidade misturada e hiper-realidade. Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologias e Tendências. led. São Paulo, 1:3-20.

Orgaz, G. B. et al. (2012). Clustering avatars behaviours from virtual worlds interactions. In Proceedings of the 4th International Workshop on Web Intelligence & Communities, page 4. ACM

Chyrk, P. et al (2015). Educação no Século 21. Marcin Kulawczyk Ewa Siekierska Editora Moderna.

Ramos, H. d. A. (2014). Pensamento computacional na educação básica: uma proposta de aplicação pedagógica para alunos do quinto ano do ensino fundamental do distrito federal.

Rocio, V. and Marcos, A. (2018). Campus aberto: o ambiente digital online da universidade aberta. InforAberta 2018-VIII Jornadas de Informática da Universidade Aberta.

Scamati, V., Dias, D. C., Martins, V. F., and de Paiva Guimarães, M. Utilização de ambientes virtuais imersivos para o ensino.

Schoeffel, P., Moser, P., Varela, G., Durigon, L., de Albuquerque, G. C., and Niquelatti, M. (2015). Uma experiência no ensino de pensamento computacional para alunos do ensino fundamental. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1474.

Downloads

Publicado

28.04.2025

Como Citar

LIMA, Rubson; FILHO, Gilberto. Uma Abordagem Baseada em Pensamento Computacional:: Um Projeto Interdisciplinar de Desenvolvimento de um Passeio Virtual. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 10, 2025. DOI: 10.63103/9tvtwt81. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/17. Acesso em: 21 ago. 2025.

Plaudit

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.