A Cartografia Ambiental e de Risco Socioambiental na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/jtfv2c20

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Representação Gráfica, Vulnerabilidade

Resumo

A análise integrada dos ambientes naturais e antropizados, baseia-se na abordagem espacial, sendo relevante para compreensão das relações sociedade e natureza. O objetivo da pesquisa é analisar as contribuições da cartografia ambiental como sendo uma cartografia dos riscos socioambientais na Educação Básica. A metodologia qualitativa, revisitando e refletido, escritos de diversos autores que discutem a abordagem geossistêmica na geografia, a linguagem da cartografia e o risco socioambiental em Petrópolis/RJ. A cartografia ambiental e cartografia de riscos socioambientais como um dos conteúdos do ensino de geografia deve estar presente desde a Educação Básica, até nas discussões mais complexas no âmbito de governos municipais, estadual e federais; na academia e na sociedade como um todo. Porque o risco envolve todos e todas, mas não da mesma forma e deve conteúdo presente na Educação Básica.

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Publicado

28.04.2025

Como Citar

DOS SANTOS, Clézio. A Cartografia Ambiental e de Risco Socioambiental na Educação Básica. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 20, 2025. DOI: 10.63103/jtfv2c20. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/24. Acesso em: 21 ago. 2025.

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