Tecnologias Digitais e Educação a Distância, Crítica da Mercantilização do Ensino à Luz de Álvaro Vieira Pinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/d3b85e62

Palavras-chave:

Análise crítica da tecnologia, Mercantilização do ensino, Emancipação da EaD, Reflexão crítica, Acumulação flexível

Resumo

A racionalidade técnica, alimentada pelos interesses de uma sociedade burguesa que se fortalece sob a influência do capital, tem moldado o ensino contemporâneo. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente os impactos da mercantilização da Educação a Distância (EaD) sobre a qualidade da formação educacional e a integridade do compromisso pedagógico das instituições. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica ancorada nas reflexões de Álvaro Vieira Pinto (2005), que oferece uma perspectiva crítica sobre as interações entre técnica, tecnologia, educação e sociedade. Os resultados destacam a necessidade urgente de implementar políticas públicas mais eficazes que não apenas regulamentem a carga horária dos cursos de EaD, mas também enfrentem a mercantilização do ensino, impulsionada pela racionalidade técnica. É fundamental que as diretrizes futuras assegurem que a EaD no Brasil seja acompanhada por um compromisso genuíno com a formação integral dos estudantes e com a equidade no acesso à educação.

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Biografia do Autor

  • Ricael Spirandeli Rocha, IFTM

    Possui graduação em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni. Possui especialização em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); especialização em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); especialização em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante; especialização em Docência Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e, especialização em Gestão da EaD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. É Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Atualmente é professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Exerce função de Professor-Tutor presencial no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) na modalidade EaD; Professor Orientador no curso de Pós-graduação em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - campus Arcos. Participa do grupo de pesquisa GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências na linha de pesquisa Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais do IFTM Campus Uberlândia-Centro; Participa do grupo de pesquisa Multidisciplinar em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É Professor e líder no Grupo de Educadores Google (GEG) da cidade de Uberaba; Trabalha como servidor efetivo da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba - CODIUB, possui experiência na área tecnológica e educacional.

  • Cristiano Silveira Silva, IFTM

    Fundador da Revista InovaEducaTech ISSN 3085-6558 Prefixo DOI 10.63103 https://inovaeducatech.com.br/iet/index, concluiu como aluno especial de doutorado na UNESP, na disciplina "O conceito de tecnologia: a contribuição de Álvaro Vieira Pinto para a análise dos processos midiáticos", mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), especialista em desenvolvimento web full stack pela PUC MINAS e em Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Básico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2009). Atua principalmente como Analista de Sistemas nas áreas de administração de sistemas, redes de computadores, fibras ópticas e cabeamento estruturado

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Publicado

28.04.2025

Como Citar

ROCHA, Ricael Spirandeli; SILVA, Cristiano Silveira. Tecnologias Digitais e Educação a Distância, Crítica da Mercantilização do Ensino à Luz de Álvaro Vieira Pinto. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 23, 2025. DOI: 10.63103/d3b85e62. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/26. Acesso em: 19 jun. 2025.

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