Tecnologias Digitais e Educação a Distância, Crítica da Mercantilização do Ensino à Luz de Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.63103/d3b85e62Palavras-chave:
Análise crítica da tecnologia, Mercantilização do ensino, Emancipação da EaD, Reflexão crítica, Acumulação flexívelResumo
A racionalidade técnica, alimentada pelos interesses de uma sociedade burguesa que se fortalece sob a influência do capital, tem moldado o ensino contemporâneo. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente os impactos da mercantilização da Educação a Distância (EaD) sobre a qualidade da formação educacional e a integridade do compromisso pedagógico das instituições. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica ancorada nas reflexões de Álvaro Vieira Pinto (2005), que oferece uma perspectiva crítica sobre as interações entre técnica, tecnologia, educação e sociedade. Os resultados destacam a necessidade urgente de implementar políticas públicas mais eficazes que não apenas regulamentem a carga horária dos cursos de EaD, mas também enfrentem a mercantilização do ensino, impulsionada pela racionalidade técnica. É fundamental que as diretrizes futuras assegurem que a EaD no Brasil seja acompanhada por um compromisso genuíno com a formação integral dos estudantes e com a equidade no acesso à educação.
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