A Gestão Escolar Como Fenômeno Político:
Desafios e Práticas Democráticas Na Educação
DOI:
https://doi.org/10.63103/7h9k8257Palavras-chave:
Gestão Escolar, Democracia, ParticipaçãoResumo
Este estudo investiga a gestão escolar como um fenômeno político, abordando as relações entre política, poder e democracia na escola pública. A pesquisa qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico, analisa como a gestão escolar pode ser vista como um campo de disputas políticas, no qual o poder não deve ser apenas um instrumento de dominação, mas sim construído coletivamente. A gestão democrática, embora baseada em princípios formais de participação, exige a prática de um diálogo constante entre os membros da comunidade escolar, a transparência nas informações e o respeito às diferentes perspectivas. A pesquisa aponta que a verdadeira democracia escolar vai além de mecanismos organizacionais como conselhos e eleições, sendo essencial para a transformação da educação e para a promoção de uma cultura política inclusiva. Conclui-se que a gestão democrática deve ser tratada como um processo contínuo de reflexão crítica, considerando os desafios sociais e históricos na construção de práticas educacionais mais justas.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educación para la emancipación. Madrid: Morata, 1998.
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Edições, v. 70, 2011.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Diccionario de política. Siglo xxi, 1992.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia (trad. Marco Aurélio Nogueira). São Paulo: Paz e Terra, 2000
BARROSO, J. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, N. (org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. . . 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação Org. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRANDÃO, Zaia. Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduandos. Rio de Janeiro: Editora PUC-RJ; São Paulo: Loyola, 2002.
CAMARGO, Rubens Barbosa de; PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática e nova qualidade de ensino: o conselho de escola e o projeto da interdisciplinaridade nas escolas municipais da cidade de São Paulo (1989-1997). 1997.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.
GUTIERREZ, Gustavo Luís; CATANI, Afrânio Mendes. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios, 1998.
HABERMAS, J. Soberania popular como procedimento. Novos estudos Cebrap São Paulo. n. 26, p. 100-113, março 1990.
LIMA, L. Organização Escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.
LIMA, L. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2001.
MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de; LUCE, Maria Beatriz. Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências. Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2006. P. 15-25, 2006.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Estrutura e sujeito, determinismo e protagonismo histórico: uma reflexão sobre a práxis da saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, p. 07-19, 2001.
PINTO, JMR. Administração e liberdade: um estudo do conselho de escola à luz da ação comunicativa de Jürgen Habermas. 1994. 181 f. 1994. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade da Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
SÁ, Virgínio. A participação dos pais na escola pública portuguesa: uma abordagem sociológica e organizacional. Braga, Portugal: IEP-Universidade do Minho, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. In: Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. 2009. p. 678-678.
SOUZA, Angelo Ricardo de. Os caminhos da produção científica sobre a gestão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 22, n. 1, p. 13-40, jan-jun/2006.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em revista, v. 25, p. 123-140, 2009.
SOUZA, Angelo Ricardo de. Perfil da Gestão da Escola no Brasil. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: PUC-SP, 2007.
WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1970.
WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais (Parte 1). Trad. Augustin Wernet. São Paulo: Cortez, 1992.
WEBER, Max. Economia y sociedad: esbozo de sociologia comprensiva. Trad. José Medina Echavarría, Juan Roura Parella, Eugenio Ímaz, Eduardo Garcia Máynez e José Ferrater Mora. México: FCE, 2004.
TOURAINE, Alain. O que é democracia? Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1996.
TOURAINE, Alain. Igualdade e diversidade: o sujeito democrático. Edusc, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Autor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição 4.0 Internacional
Ao exercer os Direitos Licenciados CC BY 4.0, você aceita e concorda estar sujeito aos termos e condições desta Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (“Licença Pública”). Enquanto esta Licença Pública possa ser interpretada como um contrato, você recebe os Direitos Licenciados, em contrapartida, pela aceitação destes termos e condições, e o Licenciante concede-Lhe tais direitos, em contrapartida, pelos benefícios que o Licenciante recebe por disponibilizar o Material Licenciado sob estes termos e condições.
Texto completo no link a seguir:
Texto Legal - Atribuição 4.0 Internacional - Creative Commons