Dialética do Atraso:
Apontamentos acerca da desconstrução do ser social contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.63103/6y0m8436Palavras-chave:
dialética do atraso; , educação, seres sociais, sociedade contemporânea, trabalhoResumo
Neste texto, focado num estudo da dialética do atraso (país rico, população pobre), tão premente na sociedade brasileira. Buscamos tornar nítida a relação entre a desconstrução dos valores e um meio social altamente dependente de controle externo ou forâneo. Tal situação se materializa num cenário de nítida opressão interna com vistas ao atendimento aos interesses externos ou de uma elite pequena e egoísta. Assim, o estudo de uma sociedade, como a nossa, mostra-se uma tarefa complexa e de difícil diagnóstico. Entretanto, a dificuldade não deve ser vista como um impeditivo, mas sim como um evidente alerta ético-social aos seres sociais que a compõe. Neste texto, analisaremos a relação entre os temas: ideologia, atraso ou subdesenvolvimento, mudanças sociais e tecnológicas, conexo ao campo da educação e do trabalho em uma sociedade que oscila entre a autodeterminação e dependência. Focaremos mais no conjunto das relações do que, propriamente, nos seus fundamentos filosóficos e/ou ético-sociais. Defenderemos o argumento de que há certa opacidade ideológica ao olharmos para nós mesmos e que este é um problema cíclico na sociedade brasileira. Essa tal opacidade reflete-se na incapacidade para nos enxergar e nos compreender enquanto sujeito social. E que, tal situação, tem reforçado um estado individual e coletivo de retrocessos e atrasos nas relações e na própria existência da nossa sociedade.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.
BRUNO, Fernanda et al. (orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.
FREUD, Sigmund. O Futuro de uma Ilusão, o Mal-Estar na Civilização e outros trabalhos (1927-1931). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista & O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de Politecnia. FIOCRUZ: Rio de Janeiro, 1989.
VIEIRA PINTO, Álvaro. A sociologia dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ideologia e desenvolvimento nacional. Ministério da Educação e Cultura / Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), 4. ed, 1960.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Por que os ricos não fazem greve? Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1962.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Autor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição 4.0 Internacional
Ao exercer os Direitos Licenciados CC BY 4.0, você aceita e concorda estar sujeito aos termos e condições desta Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (“Licença Pública”). Enquanto esta Licença Pública possa ser interpretada como um contrato, você recebe os Direitos Licenciados, em contrapartida, pela aceitação destes termos e condições, e o Licenciante concede-Lhe tais direitos, em contrapartida, pelos benefícios que o Licenciante recebe por disponibilizar o Material Licenciado sob estes termos e condições.
Texto completo no link a seguir:
Texto Legal - Atribuição 4.0 Internacional - Creative Commons