Matemática e inclusão

O potencial da Gameficação na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/k6g8b944

Palavras-chave:

Educação especial infantil;, Gamificação;, Desenvolvimento matemático.

Resumo

A Educação Infantil é uma das principais etapas que favorecem o processo de maturação, construção e desconstrução do pensamento infantil. Nesse processo, o professor é a peça-chave para oportunizar a aprendizagem, que está intimamente ligada ao uso das ferramentas, recursos e métodos que conduzirão à busca do conhecimento. Repensar na metodologia docente, bem como na forma que as instituições de ensino direcionam as formações de professores, permite uma ampla visão para o processo pedagógico. Quando a pauta é proporcionar a inclusão, redobra-se ainda mais os esforços. A fim de propor a gamificação como recurso metodológico no desenvolvimento matemático para estudantes público-alvo da Educação Especial, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com procedimento bibliográfico. Por meio da revisão da literatura, foram analisadas publicações acadêmicas recentes e também autores clássicos que abordam os benefícios e desafios da gamificação no contexto da inclusão escolar e da Educação Infantil. Foi possível concluir que a gamificação contribui para o engajamento e a motivação dos estudantes, especialmente daqueles que integram o público-alvo da Educação Especial, promovendo uma aprendizagem significativa por meio de aspectos lúdicos. Além disso, essa estratégia favorece a socialização, estimula a autonomia e fortalece o ensino colaborativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Annamara Ferreira Ramos Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

    Graduada em Pedagogia pela UNIESP (2015), com especializações em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva (2016) Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares (2021). Desde 2016 atua como Especialista da Educação Básica no Estado de Minas Gerais e como professora do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba. Atualmente, mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

  • Fabiana de Oliveira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (2003) e especialista em Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gerenciamento de Biblioteca, Arquivos e Documentos, pela Faculdade de Marketing e Negócios de Uberlândia (2007). Atualmente é mestranda em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Desde 2008, atua como bibliotecária/documentalista na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), sendo responsável pela Biblioteca Setorial do Campus de Educação Física. Foi diretora eleita do Sistema de Bibliotecas (SISBI/UFU) durante a gestão 2017-2020, administrando uma biblioteca central e oito bibliotecas setoriais, conforme Portaria n 160/2017. Gerenciou o setor de atendimento e treinamento ao usuário na Biblioteca Setorial Campus Umuarama (2011-2016) e na Biblioteca Setorial Campus Educação Física (2009-2010). Também integrou a Comissão de Análise de Títulos da PROGEP/UFU (Portaria n 1041/2015, gestão 2015-2017). Além disso, participou como membro editorial na indexação de revistas publicadas pela UFU em 2016 e no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da ABNT (ABNT/CB-14, gestão 2015-2018). Colaborou com a Comissão de Espaço Físico da Biblioteca Central Santa Mônica (2017-2019) e foi integrante do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da UFU nos biênios 2019-2020 e 2021-2022. Durante a pandemia, contribuiu como membro do Comitê de Monitoramento à COVID-19 na UFU (2020). Possui ampla experiência na área de Ciência da Informação, com foco em Biblioteconomia, atuando principalmente em administração de bibliotecas, gestão de pessoas, tecnologias da informação e comunicação, ciência aberta, dados abertos, repositórios institucionais, sociedade da informação e bibliotecas universitárias. Também realiza pesquisas científicas na web e em serviços de atendimento e treinamento aos usuários, com destaque para pesquisas baseadas em evidências científicas na área de saúde e em outras áreas do conhecimento. Além disso, tem experiência na criação e organização de bibliotecas e na participação em visitas avaliativas do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em bibliotecas universitárias.

Referências

ALVES DE OLIVEIRA, Carloney; FERREIRA, Williane Costa. O Jogo Digital Quiz PG nas Aulas de Matemática: possibilidades para o Ensino e Aprendizagem de Progressão Geométrica. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 18, p. e021015, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id489. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/121. Acesso em: 7 maio. 2025.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 05 maio 2024.

BRASL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 jan. 2024.

CAROTENUTO, Filipo Maluf.; PEREIRA, Otaviano. José. Professores, metodologias ativas e a EAD: uma proposta prática da inversão da sala de aula utilizando a pirâmide de William Glasser. Uberaba: 2020.10p. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.abed.org.br/congresso2020/anais/trabalhos/52112.pdf. Acesso em 10 mar.2024.

CARVALHO, Fernanda Beatriz da Costa Miranda de. Formação docente a partir de um manual pedagógico ilustrado para gamificação de atividades como estratégia na alfabetização inclusiva. 2018. 153f. Dissertação (Mestrado em Ensino) -Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PPGEN. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3944/1/LD_PPGEN_M_Carvalho%2C%20Fernanda%20Beatriz%20da%20Costa%20Miranda%20de_2018.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v.14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313960490_Os_principios_das_metodologias_ativas_de_ensino_uma_abordagem_teorica. Acesso em: 15 jan. 2025.

GATTERMANN, Beatris. Estratégias de acesso, permanência e aprendizagem em um Instituto Federal de Educação. São Paulo: Cultural Pimental, 2021. 181p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, Francisca Talyta Leite; FERREIRA, Francisca Eliane Teixeira da Costa; RIBEIRO, Vanessa Guedes; MAGALHÃES NETO, Francisco das Chagas; LACERDA, Rodolfo Rodrigo de Almeida. A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil. Revista Multidisciplinar do Sertão, [S. l.], v. 2, n. 1,p.23-28, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/jmsi/article/view/6470. Acesso em: 8 maio 2025.

LIMA, Reizivaldo Pereira de; CRUZ, Jair Pereira da; SOUZA, Marcos André de; SILVA, Gustavo Perroni Gomes da. O papel da gamificação para a inclusão escolar de alunos com deficiência. Seven Publicações, [S. l.], 2023. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/download/4242/7565/16987. Acesso em: 8 maio 2025.

LIMA-RODRIGUES, Luzia; RODRIGUES, David (org.). Educação inclusiva e a formação continuada de professores: aprendizados nacionais e internacionais. São Paulo: Instituto Alana, 2024. Disponível em: https://alana.org.br/wp-content/uploads/2024/09/Formacao_Ed_Inclusiva_RelatorioAcessivel.pdf. Acesso em: 8 maio 2025.

LIMA, José Rosamilton de; RODRIGUES BARBOSA, Edilene. A gamificação na educação infantil em uma escola do município de José Da Penha. Revista Educação e Infâncias, [S. l.], v. 3, n. 4, p. e–34460, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoinfancia/article/view/34460.Acesso em: 30 jun. 2025.

MARQUES, Taís de Fátima; MIRANDA, Sirlenia Geralda; DUARTE, Ana Carolina Oliveira. Uso de jogos como ferramenta de inclusão nas escolas. Revista Acervo Educacional, [S. l.], v. 7, e17686. https://doi.org/10.25248/rae.e17686.2025, 2025. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/educacional/article/view/17686. Acesso em: 8 jun. 2025.

MANTOAN, Maria Teresa Eglir. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2021.

MENDES, Ana Gardenia Lima. Martins.; MENDES, Nataniel.; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Gamificando a sala de aula: experiências em turmas do infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Revista Temática, João Pessoa, v. 16, n. 10, p. 1–15, out. 2020.Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/55677. Acesso em: 15 jun. 2025.

MINAS GERAIS. Lei nº 20.592, de 28 de dezembro de 2012. Altera as leis nº 15.293, de 5 de agosto de 2004, que institui as carreiras dos profissionais de educação básica do estado, e 15.301, de 10 de agosto de 2004, que institui as carreiras do grupo de atividades de defesa social do poder executivo, e dá outras providências. Minas Gerais Diário do Executivo: p.4 col.1, 29 dez. 2012. PL 3461/2012. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/20592/2012/. Acesso em: 20 abr.2025.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 12. ed. Campinas: Papirus, 2022.

NASCIMENTO, Denilson Souza do. Um método para desenvolvimento de ambientes de aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS) baseado em gamification.163 f.2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/24887/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Denilson%20Sousa%20do%20Nascimento.pdf. Acesso em: 29 abr. 2024.

PERES, Michele Guimarães Naves. O ensino híbrido: contribuições e desafios do coordenador pedagógico como articulador e mediador do processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais do ensino fundamental de Uberaba/MG. 163 f.2023.Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Uberaba, 2023.Disponível em: https://repositorio.iftm.edu.br/acervo/detalhe/39778?guid=1697673609603&returnUrl=%2Fresultado%2Flistar%3Fguid%3D1697673609603%26quantidadePaginas%3D1%26codigoRegistro%3D39778%2339778&i=8. Acesso em: 25 fev.2025.

PFEIFFER, Steven. Superdotação: guia para pais e educadores. Tradução de Maria Cristina Guimarães. Porto Alegre: Penso, 2021.

RAMBO, Michele Cristiane Diel; FERNANDES, Solange Hassan Almad Ali. Uma revisão bibliográfica sobre as altas habilidades/superdotação com enfoque na matemática R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 78-105, mai./ago. 2020. Disponível em:chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/9582/pdf. Acesso em: 8 maio 2025.

RODRIGUES, Márcia Figueira; CLAUSS, Edlamar Maria de Fátima. Os benefícios da gamificação integrada ao ensino-aprendizagem de crianças autistas no Ensino Fundamental I: um estudo bibliográfico. NIP, Grupo interdisciplinar de pesquisa.file, [S. l.], 2022. Disponível em: ///C:/Users/faby2/Downloads/4406-12766-1-PB.pdf . Acesso em 5 maio 2025.

RODRIGUES, Thiago Machado. Educação inclusiva: software educativo gamificado da matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista–TEA.86f.2021. Dissertação (Mestrado em Propriedade intelectual e transferência de tecnologia – PROFNIT) -. Universidade Federal do Piauí, Terezina, 2021. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://repositorio.ufpi.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2473/TCC_MESTRADO_PROFNIT_ThiagoMR_FINAL.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 fev.2025.

SANTOS, Flávia Farias dos; BARRETO, Sônia Maria da Silva. Características de crianças com altas habilidades/superdotação: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 28, p. 77-92, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/JHyhvxdYRZ4jnDs3JL3gHmG/. Acesso em: 9 maio 2025.

SILVA CRUZ, Joyce Evellyn da; VIANA, Elton de Andrade; MANRIQUE, Ana Lucia; BORGES, Fábio Alexandre. Processo de inclusão de estudantes com diferentes transtornos e a fronteira gerada pelos diagnósticos. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 17, p. e020036, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id374. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/158. Acesso em: 7 maio. 2025.

SILVA, João Vitor da; SILVA, Everton Lira da; SILVA NETO, Vinicios Avelino da., SILVA João Ferreira da O Uso de Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas brasileiras. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. 01, p. e023113, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id494. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/494. Acesso em: 7 maio. 2025.

SOMMER, Lidiane Corrêa de Oliveira. Acesso e permanência de alunos com deficiência no ensino médio integrado da rede federal: tecendo diálogos entre a educação especial e a educação profissional tecnológica.227f.2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2020. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31341/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Mestrado%20Lidiane%20Sommer%20final.pdf. Acesso em: 21 abr. 2025.

SOUSA, Terezinha Sirley Ribeiro; ARAUJO, Adeildo Mesquita de; SANTANA, Adilson Rodrigues. Gamificação e inclusão: transformando o processo de aprendizagem. IOSR Journal of Busineness and Management, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 34-40, 2025. Disponível em: https://www.iosrjournals.org/iosr-jbm/papers/Vol27-issue3/Ser-5/F2703053440.pdf. Acesso em: 8 maio 2025.

VILLAS BOAS, Benigma Maria de Freitas. O dia a dia do trabalho pedagógico: contribuições para a formação do professor e dos estudantes. In: VILLAS BOAS, Benigma Maria de Freitas (Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=AHmADwAAQBAJ&pg=PT3&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=1#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 2, fev. 2025.

Publicado

18.11.2025

Como Citar

FERREIRA RAMOS ALMEIDA, Annamara; DE OLIVEIRA SILVA, Fabiana. Matemática e inclusão: O potencial da Gameficação na Educação Infantil. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.63103/k6g8b944. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/34. Acesso em: 23 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 15

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.