Projeto Matemática Virtual

Uso de videoaulas na redução da defasagem de aprendizagem

Autores/as

  • Leandro Hupalo University Alto Vale do Rio do Peixe image/svg+xml Autor/a
  • Joel Cezar Bonin University Alto Vale do Rio do Peixe image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.63103/sw8zg796

Palabras clave:

Desempenho escolar, Tecnologia educacional, Ensino híbrido

Resumen

O presente artigo apresenta o projeto de extensão Matemática Virtual, desenvolvido com o objetivo de combater a defasagem na aprendizagem matemática e contribuir para a inclusão educacional de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O projeto surge diante de um cenário preocupante de baixos índices de proficiência matemática no Brasil, conforme apontado por avaliações nacionais e internacionais, e pela elevada taxa de abandono escolar na transição para o Ensino Médio. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, descritiva e aplicada, com o intuito de promover a aprendizagem ativa dos alunos por meio de videoaulas temáticas com acesso gratuito via YouTube®. As aulas foram estruturadas com base em conteúdos essenciais, como funções, progressões, matemática financeira e estatística, acompanhadas de listas de exercícios, visando à fixação e aplicação prática dos conceitos. Os resultados indicam que o projeto pode contribuir significativamente para melhorar o desempenho escolar e promover maior engajamento dos estudantes, ao oferecer uma alternativa flexível, acessível e contextualizada ao ensino tradicional. Além de beneficiar diretamente os alunos, a iniciativa também serve como suporte pedagógico para professores, fortalecendo práticas educativas inovadoras e colaborativas. O estudo conclui destacando o potencial da tecnologia como ferramenta de democratização do ensino e propõe ações futuras para ampliar o alcance e a efetividade do projeto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leandro Hupalo, University Alto Vale do Rio do Peixe

    Mestre em Educação (UFFS)

    Doutorando em Desenvolvimento e Sociedade (UNIARP)

  • Joel Cezar Bonin, University Alto Vale do Rio do Peixe

    Mestre em Filosofia (UNIOESTE)

    Doutor em Filosofia (PUC-PR)

Referencias

BARBOZA, Claudemir Miranda; WIELEWSKI, Gladys Denise. Tecnologias digitais na formação do professor de matemática: um olhar para as teses e dissertações no Brasil. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. e22057, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.14162. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.14162. Acesso em: 17 mai. 2025.

BARREIRA, Jonas Souza; BICHO, José Sávio; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Resolução de problemas matemáticos: guia pedagógico para educadoras e educadores do campo. Revista BOEM, v. 11, p. e0133-e0133. DOI: 10.5965/2357724X112023e0133. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24780. Acesso em: 28 set. 2025.

BARRETO, Saul Rodrigo da Costa; NUNES, José Messildo Viana; ALMOULOUD, Saddo Ag. Pesquisa em Educação Matemática: um olhar histórico-filosófico para a formação de professores. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 24, n. 2, p. 558-599, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i2p558-5990. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p558-5990. Acesso em: 17 mai. 2025.

BASSETTO, Camila Fernanda. Background familiar e desempenho escolar: uma abordagem com variáveis binárias a partir dos resultados do Saresp. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 36, p. e0077, 2019. DOI: 10.20947/S0102-3098a0077. Disponível em: https://doi.org/10.20947/S0102-3098a0077. Acesso em: 17 mai. 2025.

BERNARDO, Patrícia da Piedade. A matemática no ensino médio: o conhecimento construído na escola e as avaliações externas como indicador de proficiência. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 12, n. 28, p. 731-752, 2020. DOI: 10.58422/repesq.2020.e982. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/982. Acesso em: 17 mai. 2025.

BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira et al. Dentre tantos caminhos, uma escolha: das Tecnologias da Informática na escola às Performances Matemáticas Digitais–Trajetória por programas governamentais brasileiros e projetos de pesquisa. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e19110716506-e19110716506, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16506. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16506. Acesso em: 17 mai. 2025.

CAMPOS, Aline Soares et al. Estratégias de intervenção através da avaliação nas escolas públicas. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 4, p. e023006-e023006, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12075. Acesso em: 28 set. 2025.

CINTRA, Daniel Dunck et al. A Educação Matemática Crítica na formação inicial de professores como objeto de pesquisa. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e588111335872-e588111335872, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i13.35872. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35872. Acesso em: 17 mai. 2025.

CIRÍACO, Klinger Teodoro et al. Nas entrelinhas da pesquisa em Psicologia da Educação Matemática e a formação inicial de professores. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 1-17, 2020. DOI: 10.5007/1981-1322.2020.e65710. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e65710. Acesso em: 17 mai. 2025.

CORREA, Matheus Metz; NOGUTI, Fabiane Fabiane Cristina Höpner. O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Progressão Geométrica através da Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-26, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202031. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8082484. Acesso em: 28 set. 2025.

CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES, Beatriz Vargas. Qual o papel que a memória de trabalho exerce na aprendizagem da matemática?. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, p. 627-648, 2012. DOI: 10.1590/S0103-636X2012000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/xSDHHczFhf9Zvtwn6VZXbTF/?lang=pt. Acesso em: 28 set. 2025.

DONEZE, Iara Souza; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Experiência Formativa de Licenciandos: ensino-aprendizagem de progressões aritmética e geométrica via resolução de problemas. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 12, n. 27, p. 441-460, 2023. DOI: 10.33871/22385800.2023.12.27.441-460. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/7291. Acesso em: 28 set. 2025.

ENGEL, Guido Irineu. Pesquisa-ação. Educar em Revista, p. 181-191, 2000. DOI: 10.1590/0104-4060.214. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.214. Acesso em: 17 mai. 2025.

GARDIN, Francielle Silva; RODRIGUES, André Lima; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. O Ensino do Conceito de Proporção Através da Resolução de Problemas. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 60724-60738, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n8-476. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15415. Acesso em: 28 set. 2025.

HUANG, Jing; ZHANG, Yong. Research on intelligent teaching model from the perspective of deep learning. SCIREA Journal of Education, v. 6, n. 6, p. 214-225, 2021. DOI: 10.54647/education88296.16506. Disponível em: https://doi.org/10.54647/education88296. Acesso em: 17 mai. 2025.

HUPALO, Leandro. Matemática virtual. YouTube. 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpkkBT8SHNCrBxFElSkkY-yu2YiQfdshO. Acesso em: 17 out. 2024.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório de resultados do Saeb 2021: contexto educacional e resultados em língua portuguesa e matemática para o 5º e 9º anos do ensino fundamental e séries finais do ensino médio. Brasília: Inep/MEC, 2023. Volume 1. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2021/resultados/relatorio_de_resultados_do_saeb_2021_volume_1.pdf. Acesso em: 17 out. 2024.

LIMA, Reinaldo Feio. As pesquisas sobre resolução de problema no âmbito do EBRAPEM. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020009-e020009, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id242. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/184. Acesso em: 28 set. 2025.

MARUYAMA, Ursula; SILVA, Júlia Marques Carvalho. Plataforma Aprenda Mais: Educação Pública, Gratuita, Inclusiva, Acessível e de Qualidade: Educación Pública, Gratuita, Inclusiva, Accesible y de Calidad. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e2079-e2079, 2023. DOI: 10.18264/eadf.v13i1.2079. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2079. Acesso em: 28 set. 2025.

MEIRA, Janeisi Lima; LIMA, Evanette Costa Moura de. O laboratório virtual de Educação Matemática na formação continuada de professores de Matemática. CoInspiração-Revista dos Professores que Ensinam Matemática, v. 7, p. e2024004-e2024004, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024004. Disponível em: https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024004. Acesso em: 17 mai. 2025.

MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PROENÇA, Marcelo Carlos de. O Ensino de Matemática via resolução de problemas na formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020014-e020014, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id255. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/189. Acesso em: 28 set. 2025.

MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PROENÇA, Marcelo Carlos de; MOREIRA, Marco Antonio. Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: reflexões sob o enfoque da aprendizagem significativa crítica. Ensino da Matemática em Debate, v. 9, n. 2, p. 17-36, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/55547. Acesso em: 28 set. 2025.

NUNES, Stella; LEMOS, Maris; ALVES, Maria Teresa Gonzaga. Letramento em Matemática dos alunos brasileiros do 2° ano do Ensino Fundamental. Estudos em Avaliação Educacional, v. 34, 2023. DOI: 10.18222/eae.v34.9044. Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae.v34.9044. Acesso em: 17 mai. 2025.

NUNES, Célia Barros; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática. Interfaces da educação, v. 10, n. 30, p. 30-56, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/download/3565/3455. Acesso em: 28 set. 2025.

PAULA, Josiane Souza de. Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas. Diversitas Journal, v. 6, n. 1, p. 1114-1141, 2021. DOI: 10.17648/diversitas-journal-v6i1-1487. Disponível em: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1487. Acesso em: 17 mai. 2025.

POLYA, George. Mathematical discovery, 1962. John Wiley & Sons, 1962.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Método de polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. Holos, v. 3, p. 1-9, 2019. DOI: 10.15628/holos.2019.6703. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6703. Acesso em: 28 set. 2025.

PROENÇA, Marcelo Carlos de. Análise do conhecimento de professores recém-formados sobre o ensino de matemática via resolução de problemas. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020008-e020008, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id232. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/183. Acesso em: 28 set. 2025.

PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021008-e021008, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id359. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/141. Acesso em: 28 set. 2025.

QEDU. Taxas de rendimento. 2024. QEdu. Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/4203006-cacador/taxas-rendimento. Acesso em: 17 out. 2024.

RACH, Stefanie; HEINZE, Aiso. The transition from school to university in mathematics: Which influence do school-related variables have?. International journal of science and mathematics education, v. 15, p. 1343-1363, 2017. DOI: 10.1007/s10763-016-9744-8. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10763-016-9744-8. Acesso em: 17 mai. 2025.

SANTOS, Antônio Marcos dos. Aprendizagem Baseada em Projetos como Estratégia Pedagógica nas Aulas de Matemática. Revista Científica FESA, v. 3, n. 13, p. 14-25, 2024. DOI: 10.56069/2676-0428.2024.366. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/366. Acesso em: 28 set. 2025.

SANTOS, Acácio Bento dos; MEIRELLES, Nelson Vieira da Silva; SILVA, Paulo Rogério Barbosa. Proposta metodologica para o ensino cooperativista na educação profissional e tecnológica. Revista Foco, v. 17, n. 3, p. e4553-e4553, 2024. DOI: 10.54751/revistafoco.v17n3-015. Disponível em: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n3-015. Acesso em: 17 mai. 2025.

SANTOS, Mariana Cristina Silva et al. Programa Bolsa Família e indicadores educacionais em crianças, adolescentes e escolas no Brasil: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 6, p. 2233-2247, 2019. DOI: 10.1590/1413-81232018246.19582017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018246.19582017. Acesso em: 17 mai. 2025.

SILVA, Inglid Teixeira da; SELVA, Ana Coêlho Vieira. Programa de educação financeira nas Escolas-Ensino Médio: uma análise dos materiais na perspectiva da Educação Matemática critica. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n. 12, p. 350-370, 2017. DOI: 10.33871/22385800.2017.6.12.350-370. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6072. Acesso em: 28 set. 2025.

SOUSA, Andresa Ferreira de; LIMA, Francisco José de. Formação de professores e aprendizagem docente: observações de aulas de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 10, n. 30, p. 01-14, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10573. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10573. Acesso em: 28 set. 2025.

SOUZA, Jacqueline Nascimento de; ALMEIDA, Carlson Guerreiro de; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas Madruga. Resolução de Problemas e Geometria: um estudo de teses e dissertações. Revista de Educação Matemática, v. 19, n. 01, p. e022014-e022014, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id618. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/78. Acesso em: 28 set. 2025.

SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de; HOFFMANN, Stefânia Reis Antunes. Algumas influências da competência leitora sobre o desempenho na resolução de problemas verbais de matemática. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 1, n. 1, p. 40–60, 2019. DOI: 10.36661/2596-318X.2019v1i1.10606. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/10606. Acesso em: 28 set. 2025.

ULIANA, Marcia Rosa et al. Um Panorama dos Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática no Brasil. CoInspiração-Revista dos Professores que Ensinam Matemática, v. 6, p. e2023012-e2023012, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023012. Disponível em: https://doi.org/10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023012. Acesso em: 17 mai. 2025.

VIANA, Fernando Cesar de Abreu et al. Uso de aplicativos de smartphones para discalculia operacional. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 1, p. 2621-2630, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2014/Modalidade_1datahora_14_11_2014_20_48_44_idinscrito_4661_4697788c0bb37ab78b441efb067a3e14.pdf. Acesso em: 28 set. 2025.

Publicado

2025-11-18

Cómo citar

HUPALO, Leandro; BONIN, Joel Cezar. Projeto Matemática Virtual: Uso de videoaulas na redução da defasagem de aprendizagem. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.63103/sw8zg796. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/44. Acesso em: 23 nov. 2025.

Artículos similares

1-10 de 15

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.