Projeto Matemática Virtual
Uso de videoaulas na redução da defasagem de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.63103/sw8zg796Palavras-chave:
Desempenho escolar, Tecnologia educacional, Ensino híbridoResumo
O presente artigo apresenta o projeto de extensão Matemática Virtual, desenvolvido com o objetivo de combater a defasagem na aprendizagem matemática e contribuir para a inclusão educacional de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O projeto surge diante de um cenário preocupante de baixos índices de proficiência matemática no Brasil, conforme apontado por avaliações nacionais e internacionais, e pela elevada taxa de abandono escolar na transição para o Ensino Médio. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, descritiva e aplicada, com o intuito de promover a aprendizagem ativa dos alunos por meio de videoaulas temáticas com acesso gratuito via YouTube®. As aulas foram estruturadas com base em conteúdos essenciais, como funções, progressões, matemática financeira e estatística, acompanhadas de listas de exercícios, visando à fixação e aplicação prática dos conceitos. Os resultados indicam que o projeto pode contribuir significativamente para melhorar o desempenho escolar e promover maior engajamento dos estudantes, ao oferecer uma alternativa flexível, acessível e contextualizada ao ensino tradicional. Além de beneficiar diretamente os alunos, a iniciativa também serve como suporte pedagógico para professores, fortalecendo práticas educativas inovadoras e colaborativas. O estudo conclui destacando o potencial da tecnologia como ferramenta de democratização do ensino e propõe ações futuras para ampliar o alcance e a efetividade do projeto.
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