Ludicidad a través del juego educativo HerbalMed: enseñanza de biología con temática de plantas medicinales

Ensino de biologia com a temática das plantas medicinais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63103/ysfxk906

Palabras clave:

Juego Educacional; Ensino de Biología; Metodologías Ativas; Plantas Medicinales.

Resumen

As metodologias ativas apresentam destaques para o Processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares, e neste estudo evidenciamos a gamificação, que integra conceptos como a jogabilidade, a recompensa para o aprendiz, o trabalho em equipe, entre otros aspectos. El conocimiento sobre las plantas medicinales es relevante para los estudiantes, ya que su uso es común en la población de modo general. Este trabajo buscou desenvolver, aplicar y evaluar el juego didático HerbalMed, que fui ministrado para 28 alunos do ensino médio em um colégio public no State do Rio de Janeiro, y que foi evaluado por questionário impresso misto. Los resultados revelan el uso cotidiano de plantas medicinales y la desinformación de los estudiantes en cuanto a sus usos y eficacias, permitiendo la adquisición de nuevos conocimientos, especialmente en las preguntas discursivas que abordan la apreciación y las aplicaciones. Compreendemos la importancia de las metodologías activas, como la gamificación, el aprendizaje de la biología, pois elas promovem diversão, aprendizado e aplicação, conectando o conteúdo com a realidade do estudante.

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Biografía del autor/a

  • Clayton Torres Felizardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Profesor Asistente de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), del Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE). Atua como Profesor-tutor a Distância da pós-graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ), e também como Tutor Presencial da graduação em Ciências Biológicas (UERJ/CEDERJ) das disciplinas de Elementos da Ecologia e Conservação, Botânica 1, Instrumentação para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Maestro en Educación Básica (UERJ). Pós-graduando em Educação Ambiental (UFPEL). Possui pós-graduações em: Educação Inclusiva (IFMG); Educación a Distancia (IFRO); Currículo e Prática Docente nos Años Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI); Ciencias de la Naturaleza y sus Tecnologías (UFPI); e Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ). Graduado en Ciencias Biológicas (UERJ). Possui experiência como bolsista de Iniciação Científica em Bioquímica (UFRRJ). Foi bolsista do PIBID CAPES UERJ na área de Educação Especial Inclusiva, desenvolvendo experimentos e também juegos adaptados e interdisciplinares de Biología, Química y Física. Miembro del grupo de investigación Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica. Foi Mediador Acadêmico (2022.1-2023.2) da pós-graduação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UERJ).

  • Bruna de Paiva Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB). Mestre em biociências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2020. Graduada em licenciatura e bacharelado em biologia pela UERJ 2018. Professora substituta da UERJ.

Publicado

2025-11-18

Cómo citar

FELIZARDO, Clayton; MARTINS, Bruna. Ludicidad a través del juego educativo HerbalMed: enseñanza de biología con temática de plantas medicinales: Ensino de biologia com a temática das plantas medicinais. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.63103/ysfxk906. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/33. Acesso em: 23 nov. 2025.

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