Ludicidade através do jogo educacional HerbalMed

Ensino de biologia com a temática das plantas medicinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63103/ysfxk906

Palavras-chave:

Jogo Educacional; Ensino de Biologia; Metodologias Ativas; Plantas Medicinais.

Resumo

As metodologias ativas apresentam destaques para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares, e neste estudo evidenciamos a gamificação, que integra conceitos como a jogabilidade, a recompensa para o aprendiz, o trabalho em equipe, dentre outros aspectos. O conhecimento sobre as plantas medicinais é relevante para os estudantes, já que seu uso é comum na população de modo geral. Este trabalho buscou desenvolver, aplicar e avaliar o jogo didático HerbalMed, que foi ministrado para 28 alunos do ensino médio em um colégio público no Estado do Rio de Janeiro, e que foi avaliado por questionário impresso misto. Os resultados revelaram o uso cotidiano de plantas medicinais e a desinformação dos estudantes quanto aos seus usos e eficácias, permitindo a aquisição de novos conhecimentos, especialmente nas questões discursivas que abordaram apreciação e aplicação. Compreendemos a importância das metodologias ativas, como a gamificação, no ensino de biologia, pois elas promovem diversão, aprendizado e aplicação, conectando o conteúdo com a realidade do estudante. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clayton Torres Felizardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE). Atua como Professor-tutor a Distância da pós-graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ), e também como Tutor Presencial da graduação em Ciências Biológicas (UERJ/CEDERJ) das disciplinas de Elementos da Ecologia e Conservação, Botânica 1, Instrumentação para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Mestre em Educação Básica (UERJ). Pós-graduando em Educação Ambiental (UFPEL). Possui pós-graduações em: Educação Inclusiva (IFMG); Educação a Distância (IFRO); Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFPI); e Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ). Graduado em Ciências Biológicas (UERJ). Possui experiência como bolsista de Iniciação Científica em Bioquímica (UFRRJ). Foi bolsista do PIBID CAPES UERJ na área de Educação Especial Inclusiva, desenvolvendo experimentos e também jogos adaptados e interdisciplinares de Biologia, Química e Física. Membro do grupo de pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica. Foi Mediador Acadêmico (2022.1-2023.2) da pós-graduação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UERJ).

  • Bruna de Paiva Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGB). Mestre em biociências pela  Universidade  do Estado do Rio de Janeiro em 2020. Graduada  em  licenciatura e bacharelado em  biologia  pela UERJ 2018. Professora substituta da UERJ.

Publicado

18.11.2025

Como Citar

FELIZARDO, Clayton; MARTINS, Bruna. Ludicidade através do jogo educacional HerbalMed: Ensino de biologia com a temática das plantas medicinais. Revista InovaEducaTech, [S. l.], v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.63103/ysfxk906. Disponível em: https://inovaeducatech.com.br/iet/article/view/33. Acesso em: 23 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 16

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.