Marketing Sensorial e Tecnologia Digital
Inovações na Experiência de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.63103/gs7xz208Palabras clave:
Marketing sensorial; Tecnologias digitais; Experiência de aprendizagem.Resumen
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a aplicação do marketing sensorial no campo educacional, com foco em ambientes digitais de aprendizagem. A pesquisa analisa como estímulos visuais, sonoros e interativos influenciam o engajamento dos estudantes e potencializam a experiência de aprendizagem em plataformas digitais. Além disso, investiga o papel da tecnologia digital como mediadora desses estímulos e discute as oportunidades e limitações dessa abordagem. Os resultados apontam que a integração de elementos sensoriais em ambientes educacionais digitais pode favorecer a motivação, a retenção de conteúdos e a personalização da aprendizagem, desde que observadas as questões éticas e a inclusão de diferentes perfis de estudantes.
Descargas
Referencias
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ISHAQ, K.; ALVI, A. Personalization, cognition, and gamification-based programming language learning: A systematic review. arXiv preprint, arXiv:2309.12362, 2023.
KHALEEL, F. L.; ASHAARI, N. S.; WOOK, T. S. M.; ISMAIL, A. The impact of gamification on students’ learning engagement. International Journal of Electrical and Computer Engineering (IJECE), v. 9, n. 1, p. 454–460, 2019.
LAI, C.-H.; LIU, M.-C.; LIU, C.-J.; HUANG, Y.-M. Using positive visual stimuli to lighten the online learning experience. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 16, n. 2, p. 1–15, 2015.
LEHANE, P.; SCULLY, D.; O’LEARY, M. Why multimedia might matter: The impact of animations and images on item performance, response time and information processing. British Journal of Educational Technology, v. 54, n. 2, p. 385–401, 2023.
NEVES RITO, P. The use of gamification techniques in higher education: A literature review on support technologies. In: INTED2024 Proceedings. Valencia: IATED, 2024.
SCHMITT, B. Experiential Marketing. New York: Free Press, 1999.
UNESCO. Guidelines on inclusive digital education. Paris: UNESCO, 2023.
VIEIRA PINTO, A. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v. 2.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Greyciele Cardoso Sobreira (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Atribución 4.0 Internacional
Al ejercer los derechos de licencia CC BY 4.0, usted acepta y se compromete a cumplir los términos y condiciones de esta Licencia Pública Internacional Creative Commons Atribución 4.0 (“Licencia Pública”). Si bien esta Licencia Pública puede interpretarse como un contrato, usted recibe los Derechos Licenciados a cambio de aceptar estos términos y condiciones, y el Licenciante le otorga dichos derechos a cambio de los beneficios que recibe al poner el Material Licenciado a disposición según estos términos y condiciones.
Texto completo en el siguiente enlace:

Texto legal - Atribución 4.0 Internacional - Creative Commons


















